A autorevelação te ajudar a se CONECTAR

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Busca Descomplicada
em 17 de outubro de 2021

Compartilhe agora mesmo:

Quantas informações sobre a sua vida você deve revelar para outras pessoas? Já parou para pensar em como você deve reagir quando outras pessoas “abrem seus corações” para você?

A autorevelação te ajudar a se CONECTAR

A autorevelação te ajudar a se CONECTAR com outras pessoas
A autorevelação te ajudar a se CONECTAR com outras pessoas

Quantas informações sobre a sua vida você deve revelar para outras pessoas? Já parou para pensar em como você deve reagir quando outras pessoas “abrem seus corações” para você?

A verdade é que a autorevelação é um assunto delicado para muitas pessoas e uma dificuldade para outras.

Se você acertar em expor sua vida, esse comportamento pode fornecer bons relacionamentos, inspirar nas pessoas confiança e aumentar a capacidade de liderar e inspirar.

Te interessa?

Por outro lado, se você expor demais, fazendo divulgações imprudentes, inoportunas e inadequadas, isso pode ter um grande efeito oposto ao que você querida.

O que significa autorevelação?

O ato de se revelar para outra pessoa é o processo de passar várias informações sobre você para outra, quer você pretenda ou não, não deixa de ser uma revelação.

Para criar conexão com outras pessoas, você pode usar dois tipos de autorevelação, são elas a verbal e a não-verbal. 

auto-revelação

As pessoas se revelam verbalmente quando elas contam aos outros sobre os pensamentos, medos, esperanças, ambições de vida, preferências e sentimentos.

Quando revelado não-verbalmente, as pessoas se conectam com outras através de tatuagens, roupas, linguagem corporal, joias e quaisquer outras coisas sobre a personalidade.

Além disso, os sinais não-verbais para se conectar com outras pessoas sempre estão presentes nas nossas interações com outras pessoas.

Portanto, é importante você ficar atento a todas as diferentes formas de você se auto-revelar para outras pessoas.

Por que a autorevelação é tão importante para se conectar com outras pessoas?

A autorevelação é uma ótima ferramenta de interação social, isso porque ele desempenha um fundamental papel na construção de relacionamentos fortes.

Essa forma de interação pode fazer com que uma pessoa se sinta mais próxima da outras, assim, se entendendo melhor e cooperando de forma mais eficaz.

Isso porque as divulgações sentimentais são particularmente cruciais para o aumento da empatia e da construção da confiança entre pessoas.

Quais os benefícios da autorevelação para conectar pessoas?

Em qualquer situação social, a autorevelação bem-sucedida pode ajudar você a resolver conflitos, construir equipes produtivas e melhorar a forma como você se relaciona com outras pessoas.

1 – Passar confiança

Revelar informações pessoais com alguém pode, nas circunstâncias certas, fazer com que essa pessoa que ouve se sinta confiável e importante. 

2 – Deixar as pessoas confortáveis

Frequentemente, ajuda outras pessoas a se sentirem confortáveis ​​o suficiente para fazer o mesmo quando você se expõe.

A autorevelação vai formando conexões mais fortes e tornando o convívio social mais agradável e produtivo para todos.

auto-revelação

3 – Ser uma pessoa mais simpática

Uma estudo realizado em 1994 mostrou que a autorevelação também pode tornar a pessoa mais simpática, você sabia disso? 

Sendo assim, além de melhorar as interações sociais do dia a dia, a autorevelação pode criar oportunidades valiosas em sua vida pessoal.

4 – Mostrar autenticidade

Se uma pessoa, por exemplo, está em uma função de liderança, a autorevelação tem um poder especial.

Mostre com para as pessoas que você é autêntico e aumente a disposição deles em apoiar seus planos através da autorevelação.

Além disso, você também pode usar uma abordagem útil quando você está lidando com pessoas fora de seu círculo social. 

5 – Melhorar o relacionamento social com outras pessoas

As pessoas que usam da autorevelação como ferramenta social conseguem mostrar mais o seu lado humano, podendo assim criar um relacionamento com mais pessoas – mesmo em situações difíceis.

A verdade é que é a autorevelação que tem o poder de gerenciar e pode ser uma forma de lidar melhor com as críticas de outras pessoas.

auto-revelação

Quais os riscos da autorevelação para sua vida?

Você precisa entender que nem sempre a autorevelação é uma simples de se fazer.

Para isso, uma pessoa precisa saber quando é correto compartilhar detalhes pessoais e como fazer isso de forma apropriada

Muitas pessoas usam o bom-senso em cada situação para decidir quando divulgar informações e quando ficar quieto em relação à informação da própria vida.

Mesmo assim, as respostas das pessoas que ouvem podem ser imprevisíveis. 

Sendo assim, as suas reações podem ser uma surpresa agradável para as pessoas que ouvem ou podem causar constrangimento e aborrecimento.

Se a autorevelação der muito errado para conectar com outras pessoas, isso pode causar sérios danos à sua reputação. Já imaginou isso? 

Como usar a autorevelação para se conectar com pessoas?

Agora que você já sabre a importância da autorevelação e também os seus perigos, confira  a seguir como você pode usar essa ferramenta para se conectar com outras pessoas.

1 – Observe e espere o momento certo

Isso é particularmente fundamental se uma pessoa for novo em na função ou se estiver trabalhando em um ambiente desconhecido.

Além disso, é importante prestar muita atenção quando e quanto seus amigos ou familiares compartilham informações com você.

auto-revelação

2 – Tenha em mente quais os seus objetivos

Embora seja bom usar a autorevelação para melhorar as conexões e construir confiança com outras pessoas, certifique-se de que você não está fazendo isso com objetivo.

3 – Escolha o seu método e tenha o seu momento

Evite compartilhar informações difíceis ou confidenciais com outras pessoas quando estiver com pouco tempo ou se concentrar em outra coisa. 

4 – Vá com calma e confiança

Compartilhar muito, muito cedo pode ser opressor, você sabia disso? Porém, demorar muito para se comunicar pode criar incerteza ou suspeita. Em vez disso, abra gradualmente e com calma a sua vida.

5 – Aprenda a ouvir melhor as outras pessoas

E se uma pessoa não puder fazer isso naquele momento, é importante pedir educadamente para adiar o bate-papo, para que ela possa usar a escuta ativa e escuta empática.

Habilidades essas para fazer as pessoas se sentirem ouvidas e compreendidas é importante para um bom convívio social.

6 – Seja prudente e cauteloso nas suas respostas

Como você já viu anteriormente, a autorevelação é mais vantajosa quando é aplicada com um processo bidirecional.

Essa ferramenta social tem o poder de formar laços fortes quando as pessoas se abrem umas com as outras.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!