Conheça os passos para a concessão da sua aposentadoria no INSS

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Busca Descomplicada
em 19 de outubro de 2021

Compartilhe agora mesmo:

Antes de qualquer pedido de aposentadoria no INSS o trabalhador deve seguir alguns passos, para com isso obter o melhor benefício do INSS.

É muito comum em nosso escritório recebemos contatos, de brasileiros que moram no mundo inteiro, para verificarmos se cabe a revisão no benefício. Estimamos que de cada 10 aposentadorias, 6 possuem algum erro na concessão. Esta porcentagem de 60% é muito alta.

E o mais trágico: a culpa na maioria das vezes não é do INSS, e sim do próprio segurado. Na maioria das vezes o erro no pedido de benefício traz um valor menor na renda pretendida, ou até mesmo o indeferimento da concessão de aposentadoria.

Como sempre diz meu sócio, Thiago Luchin, a “aposentadoria jamais deve ser requerida no escuro”. Simples passos podem te ajudar a obter sua melhor aposentadoria.

Iremos hoje aqui tratar de passos simples que lhe trarão uma aposentadoria maior, ou até mesmo o adiantamento da sua merecida aposentadoria.

Passo 1: Para a concessão de sua aposentadoria junte documentos

Isso parece ser tão simples, tão básico ao pedir a aposentadoria no INSS, mas sabia que são poucos os que fazem?

A maioria das pessoas acredita que os dados já estão todos no INSS, mas não estão. Você deve juntar a documentação dos anos trabalhados.

Importante juntar todas as carteiras de trabalho, se contribuiu no carnê juntar as guias de recolhimento, caso vá utilizar tempo trabalhado no serviço público deve requerer a certidão do tempo de contribuição (CTC), pois estes documentos serão muito importantes no pedido de aposentadoria do INSS.

Aqui eu destaco um documento extremamente importante: o PPP. Se você trabalhou em atividade especial, com insalubridade, ele será muito importante na sua aposentadoria, fazendo aumentar seu tempo de contribuição.

Muito importante sempre consultar um especialista em direito previdenciário, pois ele poderá te ajudar com dicas valiosas para conseguir sua melhor aposentadoria no INSS, como exemplo:

juntar a documentação (e qual documentação juntar) do período rural trabalhado, escola técnica, alistamento militar

Portanto, o primeiro passo para conseguir a sua aposentadoria é juntar a documentação.

Passo 2: Organize a documentação para conseguir a concessão da sua aposentadoria

Não é o número de documentos que vai trazer sua melhor aposentadoria, e sim os bons documentos. Por isso, filtre o que realmente é importante.

E também lembre-se: junte ao processo de forma organizada, para facilitar o trabalho do servidor do INSS ao analisar a sua aposentadoria.

Passo 3: Confronte seus documentos com o CNIS para a concessão da sua aposentadoria

Este passo é, na minha opinião, o mais importante. Faça com muita atenção.

Você deverá acessar o portal do INSS ou aplicativo de celular Meu INSS

Entre no sistema, após login e senha e busque a cópia do Extrato Previdenciário (CNIS), neste documento deverão estar todas as informações de sua vida laboral:

  • Empresas e datas em que trabalhou
  • Salários de contribuição
  • Indicadores (estará a abreviatura no lado esquerdo da página, e o significado na última folha)
  • Benefícios que já recebeu do INSS

Com o CNIS em mãos, de forma minuciosa, confronte dado por dado, ou seja, se os períodos batem com as carteiras de trabalho e guias, se os salários de contribuição estão corretos…

O CNIS pode estar errado e não conter por exemplo, uma das empresas, diminuindo o seu tempo de contribuição. Os salários podem estar errados e com isso trazer um valor menor de aposentadoria, dentre outros.

Por isso, veja se o CNIS está todo correto, pois é com base neste documento que o INSS vai conceder a sua aposentadoria.

Passo 4: Para a concessão de sua aposentadoria faça um planejamento previdenciário

Eu sempre aconselho a fazer o planejamento de aposentadoria com um profissional especialista em direito previdenciário, o custo é muito menor do que você imagina, e fará uma diferença gigante na busca da sua melhor aposentadoria.

A aposentadoria é para toda a vida, e o planejamento previdenciário não é um gasto, e sim um excelente investimento ao segurado que busca aposentar-se.

Caso você não queira contratar um profissional, faça pelo menos pelo site do INSS. Ele te dará uma projeção de quando irá se aposentar, quais as regras de transição aplicadas e também o valor do seu benefício.

O site para este planejamento de aposentadoria gratuito é Portal meu INSS

Faça o login e entre na aba “simular aposentadoria”.

Cuidado: muitas informações do CNIS podem não estar corretas, por isso a importância de confrontar com seus documentos. Se estiverem erradas peça a retificação (correção).

Passo 5: Faça uma petição para pedir a sua aposentadoria

Este passo parece ser muito técnico ou apenas para advogados, mas você poderá realizar sozinho também. A petição deverá ser uma “carta” ao servidor, ou seja, nela você deverá explicar o que pretende, como exemplo “pretendo obter a minha aposentadoria por tempo de contribuição pela regra do pedágio de 50%”. Pois após simular a sua aposentadoria você verificou que esta regra é a mais vantajosa.

Posteriormente você vai colocar as especificidades do seu caso “trabalhei como frentista de de janeiro de 01 de janeiro de 2000 até 01 de janeiro de 2010, onde estou juntando o PPP em anexo”, ou “trabalhei na roça de 1983 a 1990, conforme a escritura do sítio, notas de produtor e certidão de nascimento dos meus dois filhos, que estou colocando em anexo”.

A petição nada mais é do que você contar a sua história de vida profissional, e o que o servidor deve se atentar ao analisar o seu benefício.

Conclusão

Acredito que com estes 5 passos você vai conseguir obter melhores resultados ao buscar a concessão de sua aposentadoria no INSS, após a realização de sua petição, vou deixar aqui o artigo que fizemos de como pedir a aposentadoria. É um passo a passo do pedido em si, ou seja, como você vai fazer o procedimento junto ao INSS

Se precisar de ajuda, conte com a ABL Advogados, trabalhamos com benefícios do INSS em todo o território nacional, e em mais de 23 países. Temos mais de 13 anos de experiência para te auxiliar a buscar a melhor aposentadoria do INSS e também na realização de planejamento de aposentadorias.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!