Qual é o prazo limite para realizar o saque de um benefício do INSS?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Busca Descomplicada
em 19 de outubro de 2021

Compartilhe agora mesmo:

Assim que o benefício do INSS é depositado na conta do segurado, o prazo para o saque do valor é de até 60 dias. Se a retirada do dinheiro não for realizada, a instituição que fez o pagamento pode devolver o valor ao INSS. 

Nos casos em que o depósito aparece como “não deferido”, não existe um prazo médio definido para o tempo de saque.

O tempo que o segurado precisará aguardar vai depender da natureza do problema e quanto tempo o instituto vai demorar para analisar o caso.

Mensagens de valor indisponível

Os beneficiários da Previdência Social têm o valor creditado em suas contas até o quinto dia útil de cada mês, mas pode acontecer de o segurado não conseguir realizar o saque do benefício por que aparece uma mensagem avisando que o valor não está disponível.

Na maioria dos casos o principal motivo dessa mensagem aparecer é relacionado a falha no sistema financeiro, sendo também pela não emissão do pagamento ou por atrasos no processamento dos benefícios.

Como resolver?

O aplicativo Meu INSS oferece uma opção que serve tanto para receber os valores de benefícios ou requerer pagamento do auxílio.

Confira o passo a passo para fazer um requerimento pelo aplicativo:

  1. Acesse o aplicativo, com login e senha;
  2. Clique em “Agendamento/Solicitações”;
  3. Feito isso, selecione a opção “Novo Requerimento”;
  4. No campo de pesquisa, digite “não recebido”;
  5. Depois, será oferecida a opção “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”.

Na última parte, o aplicativo irá solicitar a atualização ou confirmação de dados pessoais, e após a conclusão de todas as etapas, o sistema irá informar ao segurado da necessidade de comparecimento em algum ponto de atendimento presencial.

Por fim, acompanhe o andamento da sua solicitação do benefício pelo aplicativo ou pelo site.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!